A Educação Infantil compreende a primeira etapa da educação básica, caminhando ao lado e complementando, por meio de embasamento pedagógico e psicológico, a educação recebida dos pais no ambiente familiar. As atividades lúdicas e o processo de integração social estabelecem uma trajetória significativa na construção dos conhecimentos iniciais, valorizando a experiência dos primeiros contatos sociais distantes da presença dos pais.
Espaço exclusivo e especialmente planejado para a Educação Infantil. Amplo playground com minicidade, casa suspensa e pomar.
Atividades lúdicas que buscam desenvolver a habilidade em expor idéias, desejos, anseios, dúvidas e apreensões, sempre com direcionamento e orientação psicopedagógica.
SOBRE O ENSINO
A escola passa a ser o “laboratório” da própria vida, onde as portas do “mundo lá fora” se abrem e o aluno passa a pesquisar, analisar, observar, explorar, argumentar e levantar hipóteses.
O projeto do Ensino Infantil visa também a preparação e a introdução suave da criança para no ensino básico que se iniciará aos 6 anos de idade.
- Campos de experiências
- Atividades diversificadas
- Espaços de Múltiplas Linguagens
- Período integral
- Horários
Na etapa da Educação Infantil, as crianças são estimuladas a conviver, brincar e interagir de diversas formas. Explorar espaços, sons e movimentos, expressando-se como sujeito criativo em diferentes linguagens.
• O eu, o outro e nós;
• Corpo, gestos e movimentos;
• Traços, sons, cores e formas;
• Escuta, fala, pensamento e imaginação;
• Espaços, tempos, qualidades, relações e transformações;
Com o intuito de desenvolverem-se as múltiplas inteligências e as várias capacidades e competências, trabalha-se com:
• Vivência corporal (judô e ballet)
• Iniciação à informática educacional (Jardim I e Jardim II)
• Atividades culturais e pedagógicas
• Culinária experimental e degustação
• Musicalização
• Jardinagem
• Inglês
• Sala maker
• Sala de xadrez
• Sala de projeção
• Laboratório de ciências
• Laboratório de informática
• Quadra poliesportiva
• Espaço cultural
• Cantina escolar
• Mini cidade
• Biblioteca
Durante esse período, os alunos são estimulados a praticarem esportes e desenvolverem rotina diária de estudo, adquirindo responsabilidade e gosto pelos estudos.
Em nossa busca constante em oferecer uma educação de alta qualidade que atenda às necessidades das famílias, criamos rotinas diversificadas para as crianças matriculadas no período integral, para que os momentos vividos na escola sejam significativos e prazerosos. Contamos, ainda, com horários flexíveis, visando a atender às necessidades dos responsáveis.
• Período integral: 07h00 às 18h20 (tolerância de 10 minutos)
Horários na Unidade Pq. das Nações:
• Manhã: 7h15 às 11h35.
• Tarde: 13h às 17h20.
• Integral: 7h às 18h20.
Horários na Unidade Lino Jardim:
• Manhã: 7h30 às 11h45.
• Tarde: 13h15 às 17h30.
• Integral: 07h15 às 18h20.
PROJETOS EDUCACIONAIS
Para motivar, ainda mais, o desenvolvimento das potencialidades das crianças, são desenvolvidos projetos que estimulam a prática de diversas formas de linguagem, explorando a possibilidade de criar, dançar, cantar, contar histórias, enriquecendo o vocabulário e desenvolvendo as capacidades de interação e resolução de pequenos conflitos.
Trabalho anual, interdisciplinar, abordando o tema proposto pela UNESCO, o qual objetiva: aprendizagem intercultural, desenvolvimento sustentável, cultura da paz, conhecimento do Sistema ONU e dos desafios a serem enfrentados.
A arte de experimentar – experimentação para a descoberta de fenômenos.
Tem como objetivo apurar ou despertar o gosto pela leitura e ampliação de vocabulário.
Promover e desenvolver o consumo de alimentos saudáveis para as crianças garantindo o desenvolvimento e crescimento adequado de acordo com a faixa etária estabelecida. Desenvolver o conhecimento através de forma lúdica dos alimentos saudáveis ao organismo.
Acompanhe nossas redes sociais!
ETIP PQ. DAS NAÇÕES
ETIP LINO JARDIM