medio com info1

Integrado à Informática

A necessidade de formação de Técnico em Informática vem ao encontro da necessidade do panorama atual. De acordo com o perfil sócio-econômico da região do Grande ABC e em virtude de estar próximo ao maior centro econômico e tecnológico do país (São Paulo), o aluno que obtiver a qualificação técnica obterá oportunidades em vários segmentos do setor.

Além disso, através de especialização, o técnico poderá certificar-se em fabricantes de hardware ou software, adquirindo experiência no segmento, mediante uma aprovação técnica qualificada.

Com isso, o profissional passa a ser um especialista, estando apto a se tornar um técnico autorizado pelo fabricante, podendo assim utilizar o know-how da empresa da qual optou pela certificação, agregando um forte suporte ao seu currículo aumentando assim as possibilidades no mercado mundial da informática.

O objetivo do curso técnico em informática é fazer com que o futuro profissional esteja apto a desenvolver qualquer função dentro da área técnica, com habilidades e competências específicas para desenvolver atividades, apresentar soluções, detectar e aplicar a manutenção para solucionar problemas que possam aparecer.

Proposta Pedagógica

O Ensino Médio Integrado à Informática compreende a etapa final da educação básica e estabelece uma trajetória significativa na sistematização dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. Prepara os jovens para o prosseguimento acadêmico, dando suporte à profissionalização.

Com uma proposta pedagógica arrojada, profissionais do mercado tecnológico e material de ponta, o Ensino Médio Integrado à Informática do Centro Educacional ETIP possibilita aos alunos uma formação completa, favorecendo o ingresso nas melhores no mercado de trabalho e nas melhores universidades, seja na área tecnológica ou não.

Material Didático - Sistema de Ensino Pitágoras

O Ensino Médio pode ser compreendido como um período de consolidação e aprofundamento de muitos conhecimentos introduzidos ao longo do Ensino Fundamental. Isso significa que o que for aprendido em etapas anteriores, deve ampliar-se e sistematizar-se, visto que uma das preocupações é desenvolver, nos alunos, a autonomia e a capacidade de abstração, indispensáveis para avançar níveis mais complexos de estudo e atuação, com ética e responsabilidade, no meio social em que vivem. Também pensando nisso, os conteúdos técnicos foram desenvolvidos e elaborados exclusivamente pelos professores para o curso e acompanham os três anos do Ensino Médio Integrado, com aulas teórico-práticas, apoiadas nesses materiais.

UMA NOVA ESCOLA – ETIP DIGITAL    

O uso das novas tecnologias já faz parte da vida dessa nova geração. São os “Nativos Digitais”. Através da PDA (Plataforma Digital de aprendizagem) Pitágoras e da Plataforma Google For Education, nossos alunos são conectados aos mais diversos materiais e aplicativos pedagógicos disponíveis para complementar as aulas presenciais, proporcionando interatividade, dinamismo e inovação às práticas pedagógicas.

Curso de Línguas Estrangeiras – ASP Idiomas   

A língua inglesa é imprescindível nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne fundamental para os estudos, para os negócios, para as viagens e, principalmente, para a comunicação em todo o mundo. Pensando nisso, o Centro Educacional ETIP e a ASP Idiomas firmaram uma parceria para potencializar esse aprendizado, o qual será um diferencial importantíssimo na formação internacional de nossos alunos. O projeto tem como objetivo principal levar os alunos à fluência no idioma e à certificação internacional.

Diferencial - Novo Ensino Médio

Itinerários Formativos:

Os itinerários formativos serão oferecidos por componente circular para duas Áreas do Conhecimento: Linguagens, Códigos e suas tecnologias – Língua Portuguesa (Gramática, Literatura e Produção de textos) e Matemática e suas tecnologias.

Tendo em vista aprofundar e ampliar as aprendizagens, o Novo Ensino Médio está referenciado em quatro eixos estruturantes – investigação cientifica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo – que instigam as aprendizagens focadas na autonomia dos alunos.

EAD (Educação a Distância 20%)

Oferecendo um acervo diferenciado de conteúdos e formatos, a composição dos itinerários formativos e projetos são desenvolvidos semi-presencial e a distância, com acompanhamento docente e da coordenação. Os planos de aulas são especificamente elaborados para o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) com apoio pedagógico às práticas presenciais.

Uma grande conquista

Chegar ao Ensino Médio é uma grande conquista para os alunos e seus familiares. Conscientes de que o preparo para provas do ENEM e vestibulares deve começar com um planejamento, os alunos são estimulados a fortalecer a formação acadêmica e a participar de situações que simulem aquelas que serão vividas por eles num futuro próximo, como simulados e provas específicas. Além disso, são realizados encontros de orientação profissional e visitas a universidades, com o objetivo não só de informar a respeito de cursos e do mercado de trabalho, mas também orientá-los sobre as profissões e as possíveis áreas de interesse.

Simulados Enem: nessa prova, são realizadas associações diretas às competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio, assim como são abordados os assuntos mais solicitados em cada disciplina.

Simulados vestibulares: abordam os assuntos recorrentes nos principais vestibulares de São Paulo, além das questões específicas.

Projetos Educacionais

O Centro Educacional ETIP é uma escola certificada pela UNESCO e participante do PEA (Programa de Escolas Associadas)   
que tem por objetivo, criar uma rede internacional de escolas que trabalhem com a ideia da cultura da paz, introduzidos no dia-a-dia acadêmico.

No Ensino Médio,  o desenvolvimento de projetos consiste em uma ferramenta pedagógica interdisciplinar que visa a desenvolver valores, atributos e conhecimentos necessários para a evolução dos processos individuais e coletivos.

Os projetos desenvolvidos oferecem aos alunos a oportunidade de vivenciarem, em etapas, o planejamento, a execução e operacionalização das ações proposta em uma disciplina específica.

No Ensino Médio, os temas selecionados contemplam todas as áreas de interesse, estimulando as aprendizagens e permitindo que se obtenham ótimos resultados na aprendizagem.

Saídas Pedagógicas

Buscando sempre levar nossos alunos a espaços externos em que se manifeste o conhecimento e, muitas vezes, à história e à cultura brasileira, os passeios pedagógicos objetivam comparar e confrontar, no mundo real, conteúdos apreendidos em sala de aula, sempre com acompanhamento e orientação de profissionais especializados em qualquer atividade extraclasse.

Atividades de Integração Entre Família e Escola

A participação ativa dos pais fortalece o elo de confiança entre família e escola. E para facilitar essa comunicação, a escola promove uma série de eventos pedagógicos durante o ano letivo: festa junina, Mostra Cultural, ballet e dança, mostra teatral e entre outros.

Disciplinas e Horários

Disciplinas Acadêmicas e Técnicas

  • Português (Gramática, Produção de Textos e Literatura);
  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • História e Geografia (a partir da 2ª série);
  • Empreendedorismo (na 2º série);
  • Inglês Instrumental, Artes e Redação Técnica (1ª série);
  • Filosofia, Sociologia e Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos (Semipresencial);
  • Educação Física e desde a 1º série, Fundamentos de Informática, Lógica de programação e Algoritmos, Arquitetura de Redes, Montagem e Manutenção de Computadores, Design para Internet, Linguagem de Programação (2ª/3ªsérie), Fundamentos de Programação para Internet (2ª/3ªsérie), Banco de Dados (2ª/3ªsérie), Análise de Sistemas, Engenharia de Software, Sistema Operacional).
07h15 as 12h30
Período da manhã

Espaços de Múltiplas Linguagens


Com o intuito de desenvolver múltiplas inteligências e propiciar um ambiente agradável e prazeroso aos alunos, a escola oferece:

  • Sala de xadrez;
  • Salas de projeção;
  • Laboratório de Física, Química e Biologia;
  • Laboratório de Hardware e Software;
  • Quadra poliesportiva;
  • Espaço Cultural;
  • Cantina;
  • Sala de estudos / Biblioteca.

Atividades Extracurriculares (Modalidades Esportivas)

  • Ensino Médio: modalidades individuais (Judô, Karatê, Ginástica Artística e Xadrez); modalidades coletivas (Handebol, Futsal, Basquete e Vôlei);
  • *A escola oferece 1 (uma) modalidade individual e 1 (uma) coletiva + opção das modalidades artísticas.
  • Participação em jogos escolares e campeonatos interclasses.
  • Modalidades Artísticas: aulas de ballet, dança e teatro.

Para saber mais sobre Ensino Médio Integrado à Informática, agende um horário pelo telefone (11) 2808-7500 ou faça-nos uma visita.
Teremos um grande prazer em recebê-los.

Compartilhar:Email this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0