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Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

Missão de Educação – Ensino Fundamental

ensino fundamental faz parte da chamada educação básica no Brasil, é uma etapa escolar com duração de 9 anos e a matrícula nesta etapa. É obrigatório para todas as crianças do país com idade de 6 a 14 anos, dividido em anos iniciais que vão do 1º ao 5º ano e anos finais que vão do 6º ao 9º ano.

Nessa etapa, o pensamento da criança passa por uma mudança qualitativa que amplia suas possibilidades de análise e reflexão, permitindo que a postura de estudante do ensino fundamental possa ser administrada com mais autonomia e organização.

 

Ao ingressar no ensino fundamental, o aluno é inserido em um espaço de inúmeros estímulos, que buscam não só despertar novas interações e criar conhecimentos, mas também ampliá-los por meio das múltiplas linguagens e trabalhá-los de modo cooperativo, usufruindo da criatividade, pelo mundo da leitura e do desenvolvimento do raciocínio lógico.

ensino fundamental também privilegia o exercício da cidadania e a participação política de seus alunos e alunas.

É diante de situações vividas no cotidiano da escola que os estudantes do ensino fundamental experimentam o exercício do diálogo, ferramenta primeira das relações democráticas.

É com o uso da linguagem que ela obtém melhor entendimento do mundo, além de refletir e questionar tudo o que já lhe é conhecido, promovendo, assim, a aprendizagem.

No Centro Educacional ETIP espera-se que os alunos do ensino fundamental desenvolvam aspectos cognitivos e emocionais, ampliando o autoconhecimento por meio de momentos lúdicos e contextualizados.

No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram os alunos. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades do ensino fundamental.

É neste ciclo, começando com o ensino fundamental, que tem início o trabalho de nucleação por áreas do conhecimento, aproximando componentes curriculares, e dando um novo significado às dimensões do aprender integral em uma interação de saberes e conhecimentos ao longo da vida.