Alunos do Fundamental I

Ensino Fundamental I

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, enfatizamos nossas ações por meio de recursos metodológicos que priorizem a contextualização e o início da sistematização dos saberes escolares, visando ao desenvolvimento da expressão escrita.

O interior da sala de aula é um espaço de convivência, onde é estimulada a construção da autonomia e o processo de aprendizagem. A partir de vivência lúdica, exploram-se os espaços e desenvolvem-se atividades de vivência corporal cuidadosamente planejadas.

Proposta Pedagógica

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, enfatizamos nossas ações por meio de recursos metodológicos que priorizem a contextualização e o início da sistematização dos saberes escolares, visando ao desenvolvimento da expressão escrita.

O interior da sala de aula é um espaço de convivência, onde é estimulada a construção da autonomia e o processo de aprendizagem. A partir de vivência lúdica, exploram-se os espaços e desenvolvem-se atividades de vivência corporal cuidadosamente planejadas.

Área do conhecimento comum - 1º ao 5º ano


  • C.N.M.T.: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias
  • L.C.T.: Linguagens, Códigos e suas tecnologias
  • C.H.T.: Ciências humanas e suas tecnologias

Diferencial

Para o 1º, 2º e 3º anos temos acompanhamento escolar personalizado para as crianças que necessitam de maior orientação frente ao processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e fluência da leitura.

Para 4º e 5º anos, gradativamente, os alunos são preparados para o ingresso no 6º ano, adequando-os à mudança de professores e disciplinas a cada 50 minutos, desenvolvendo ritmo e tempo adequados para a nova etapa que está por vir.

Material Didático - Sistema de Ensino Pitágoras

Um dos compromissos fundamentais do material didático, nessa fase, é o letramento, o qual implica várias habilidades tais como: capacidade de ler e escrever para atingir diferentes objetivos, considerando as circunstâncias de uso (gêneros orais) e as condições de produção (gêneros escritos). Esse conceito perpassa todas as disciplinas numa ampliação da teoria de letramento, visando à maior contextualização das atividades e, consequentemente, à aprendizagem significativa.

Além disso, a proposta interacionista de aprendizagem busca:

  • Melhorar a compreensão dos temas em estudo;
  • Ampliar a capacidade de resolução de problemas;
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico;
  • Relacionar conhecimentos;
  • Desenvolver o senso crítico.
  • Aperfeiçoar a comunicação de modo a atender o educando, de forma clara e eficaz, em todas as suas necessidades e anseios.

UMA NOVA ESCOLA – ETIP DIGITAL    

O uso das novas tecnologias já faz parte da vida dessa nova geração. São os “ Nativos Digitais”. Através da PDA (Plataforma Digital de aprendizagem) Pitágoras e da Plataforma Google For Education, nossos alunos são conectados aos mais diversos materiais e aplicativos pedagógicos disponíveis para complementar as aulas presenciais, proporcionando interatividade, dinamismo e inovação às práticas pedagógicas presenciais.

Curso de Línguas Estrangeiras – ASP Idiomas   

A língua inglesa é imprescindível nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne fundamental para os estudos, para os negócios, para as viagens e, principalmente, para a comunicação em todo o mundo. Pensando nisso, o Centro Educacional ETIP e a ASP Idiomas firmaram uma parceria para potencializar esse aprendizado, o qual será um diferencial importantíssimo na formação internacional de nossos alunos. O projeto tem como objetivo principal levar os alunos à fluência no idioma e à certificação internacional.

Projetos Educacionais

O Centro Educacional ETIP é uma escola certificada pela UNESCO e participante do PEA (Programa de Escolas Associadas).   
O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem com a ideia da cultura da paz. Por isso, o programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o do ano internacional proposto pela UNESCO ou, simplesmente, dirigidos à ampliação da consciência da cidadania, da defesa dos direitos humanos e da preservação do meio ambiente.

Um grande portfólio de projetos é desenvolvido nessa fase, o qual integra as diversas áreas do saber, estimulando e favorecendo a construção de conhecimentos. Os alunos são desafiados a levantarem hipóteses, a buscarem respostas e a relacionarem-se fazendo uso de diferentes recursos como livros, atividades lúdicas, computadores e diferentes mídias, ao encontro de novas possibilidades de compreensão do mundo.

  • PEA – Unesco: Juntos pela cultura da paz;
  • Leitura – Círculo do livro;
  • Valores humanos na escola – Nossas virtudes;
  • Proerd – Programa de resistência às drogas e violência;
  • Educação financeira;
  • Cidadania digital.

 

Saídas Pedagógicas

Buscando sempre levar nossos alunos a espaços externos em que se manifeste o conhecimento e, muitas vezes, a história e a cultura brasileira, os passeios pedagógicos objetivam comparar e confrontar, no mundo real, conteúdos apreendidos em sala de aula, sempre com acompanhamento e orientação de profissionais especializados em qualquer atividade extraclasse.

Atividades de Integração Entre Família e Escola

A participação ativa dos pais fortalece o elo de confiança entre família e escola. E para facilitar essa comunicação, a escola promove uma série de eventos pedagógicos durante o ano letivo: festa da família, festa junina, mostra cultural, de ballet, dança, mostra teatral e cantata de natal.

Espaços de Múltiplas Linguagens

Com o intuito de desenvolver múltiplas inteligências e propiciar um ambiente agradável e prazeroso aos alunos, a escola oferece:

  • sala maker;
  • sala de xadrez;
  • sala de projeção;
  • laboratório de ciências;
  • laboratório de informática;
  • quadra poliesportiva;
  • espaço cultural;
  • cantina escolar;
  • biblioteca.

Horários

Período da manhã
7h15 às 11h35
Período da tarde
13h às 17h20
Período Integral
7h15 às 18h20

Modalidades Esportivas


  • 1º e 2º anos: Judô + opção das modalidades artísticas;
  • 3º ano: modalidades individuais (Judô, Karatê, Ginástica Artística e Xadrez);
  • *A escola oferece 1 (uma) modalidade + opção das modalidades artísticas;
  • 4º ao 5º anos: modalidades individuais (Tênis de Mesa, Judô, Karatê, Ginástica Artística e Xadrez);
  • Modalidades coletivas (Handebol, Futsal, Basquete e Vôlei);
  • A escola oferece 1 (uma) modalidade individual e 1 (uma) coletiva + opção das modalidades artísticas;
  • Modalidades Artísticas: aulas de ballet, dança e teatro.

Atividades Diversificadas

  • Inglês
  • Educação física
  • Educação musical
  • Recreio monitorado
  • Educação Tecnológica
  • Informática educacional
  • Excursões pedagógicas e culturais

Período Integral

Contamos, ainda, com a possibilidade do período integral para as crianças que necessitem de companhia, cuidados e carinho na ausência dos responsáveis, regular ou eventualmente e, para isso, temos profissionais especializados à disposição para atendê-las no contraturno ao que estiverem estudando.

Horário: 07h00 às 18h20 (tolerância de 10 minutos)

Alimentação

O cardápio é elaborado por nutricionista e a alimentação é, em sua maior parte, desenvolvida em nossa própria cozinha, com ingredientes de altíssima qualidade e limpeza. Os pratos são servidos em higiene perfeita, com cuidado e delicadeza. Essa parte de nosso trabalho procura manter não só as crianças saudáveis, mas também o ambiente em que elas se alimentam.

Para saber mais sobre o Ensino Fundamental ETIP, agende um horário pelo telefone (11) 2808-7500 e faça-nos uma visita.
Teremos um grande prazer em recebê-los.

Para a realização da atividade integrada, é necessário o agendamento pelo número (11) 2808-7500. 

Compartilhar:Email this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0